terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bicicletadas

Olá!
Tenho ficado muito feliz com o efeito que o blog, aos poucos, vem fazendo. Muitos comentários de incentivo e, principalmente, pessoas querendo contar suas experiências com o "tentar pedalar". Obrigada! Esse é mesmo o objetivo disto aqui. Continuem participando e divulguem! Quanto mais histórias, mais postagens bacanas. E não esqueçam de votar na enquete lá embaixo.

A foto de hoje do Foursquare, na hora que cheguei na agência.

Continuando o embalo dos encontros de ciclistas, vamos falar hoje sobre bicicletadas. No Google, muitos sites falam sobre o assunto e, apesar de não ser a fonte mais confiável, resolvi acreditar na Wikipédia. Ela diz que as Bicicletadas surgiram dos movimentos de Critical Mass (ou Massa Crítica, em português) com o intuito de divulgar a bicicleta como meio de transporte, discutir ecologia e sustentabilidade e exigir condições para o uso da bike nas cidades. O comum é que aconteça na última sexta-feira de cada mês e cada vez mais lugares no mundo aderem ao movimento ao longo do tempo.

Normalmente não existe muito o que organizar: junta-se um grupo de pessoas interessadas no assunto, faz-se a divulgação e espera-se que outros grupos venham a aderir à ideia e se juntar ao corpo de pessoas que - de um jeito ou de outro - vão sair pelas ruas pedalando tranquilamente. Aqui em Natal eu já cobri alguns desses eventos. Em geral as polícias militar e de trânsito são acionadas para garantir a segurança dos ciclistas,  carros de apoio com água e kits de primeiros socorros acompanham a massa e um carro de som também pode fazer parte da composição. O importante é mostrar às pessoas que existem ciclistas na cidade e eles querem espaço e respeito para pedalar.

Acredito que qualquer manifestação que envolva bandeiras apolíticas e apartidárias é extremamente bem vinda. Neste caso específico, a reivindicação é justa e óbvia: é preciso espaço apropriado para quem anda de bicicleta nos meios urbanos. Faz parte da democratização do trânsito e do respeito à ideologias ou mesmo classes sociais. Sim, porque não é novidade que a bike é usada como meio de locomoção por muitos que não têm condições de ter carro e, muitas vezes, não podem arcar com as (CARAS!) passagens do transporte público. Eu admiro profundamente os que pedalam para o trabalho ou escola/universidade por necessidade e não por opção. Para mim, uma demonstração de força de vontade incrível (convenhamos que, ao contrário de nós, ciclistas por opção, quem faz isso porque precisa roda muito mais e em vias muito mais perigosas. Merecem ainda mais respeito); um exemplo que deve ser seguido.

Mas as bicicletadas nem sempre terminam bem.Quem não lembra do caso do motorista que atropelou 20 ciclistas em Porto Alegre, em fevereiro deste ano, durante uma bicicletada? O caso tomou repercussão nacional e levantou a discussão sobre o respeito no trânsito e a lei do mais forte. Na sequência, os advogados do motorista disseram que ele estava tentando passar pela rua e os ciclistas o ameaçaram de agressão, portanto, o atropelamento teria sido fruto de uma tentativa de defesa

(Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS)
Bom,  esse é um debate delicado. A gente sabe que, da mesma forma que existem os chamados "politicamente corretos", existem também os manifestantes (de qualquer tema) mais incisivos. Agora, sinceramente, pouco me importa se ele foi ameaçado ou não. A moral dessa história toda é que respeito tem que vir dos dois lados, e radicalismo não faz bem à ninguém. Portanto, ciclistas, já que pedimos respeito a todo o tempo, vamos respeitar também. E, motoristas, lembrem-se: quem anda de bike está (muito) mais vulnerável, então pense duas vezes antes de tomar uma atitude que possa ferir a integridade física desses atores de trânsito. Um murro deve doer bem menos que uma perna fraturada. RESPEITO, gente! De todos os lados!

A ideia desse post veio da divulgação de uma bicicletada que vai acontecer nesta sexta-feira, dia 23, em Recife. Como jornalista, pseudo-fotógrafa e neo-publicitária não poderia deixar de observar que, além do movimento, a arte do cartaz dos caras ficou muito bacana!! rs. Vejam aí:


Aliás, eu já morei em Recife e digo: se andar de carro sempre me pareceu uma tarefa ingrata, imagino andar de bike naquela cidade! Bom, a divulgação está feita e desejo sorte e uma boa pedalada aos que forem participar! O movimento divulga um perfil no Twitter (mas eu entrei lá e tinha a maior cara de fake, então, não coloquei o link) e um site

A última que aconteceu em Natal foi mês passado. O movimento por aqui também tem um perfil de Twitter e um blog, para quem quiser acompanhar as novidades. Lá tem a informação de que eles se reúnem todo último sábado do mês. Vou tentar participar das próximas e conto aqui a experiência. E na sua cidade, como acontecem as bicicletadas?

Ah, o diário!

OS QUARTO E QUINTO DIAS - Bom, depois do final de semana parada, segui a proposta e levantei cedinho na segunda para trabalhar. Cheguei bem disposta, reduzi o tempo em 3 minutos (fiz em 14) e ainda cheguei no trabalho mais cedo, o que me deu tempo de sobra para o banho e café da manhã. À noite tive que ir ao médico, então meu pai veio me deixar o carro dele emprestado. Para minha própria surpresa, a reação que tive foi colocar a bicicleta no carro e levá-la para casa. Quando me perguntaram o motivo a resposta foi: "se não, como eu venho trabalhar amanhã?". Quem me conhece sabe que isso é um avanço boooommm!! Já hoje de manhã acordei mais cansada e me atrasei um pouco, mas, incrivelmente, reduzi o tempo do percurso em mais 3 minutos! Foram 11 minutos de pedalada, em quase 3km. Ora, para quem está começando, achei uma marca razoável. Meu objetivo inicial era fechar os 10 minutos na pedalada de ida pro trabalho. Tô avançando, né?

Também baixei um programa de acompanhamento de exercícios no celular que me dá a velocidade média da pedalada, o tanto de calorias que perdi (69, hoje!) e ainda faz Shuffle nas minhas músicas. Alguém tem sugestão de outros aplicativos? Meu celular é Android.

Como final de ano é tempo de muitos encontros com amigos, não vou ficar me culpando por não ir de volta para casa hoje. Deixarei a bike na agência, amanhã venho de carona e pego ela de volta para casa. Mas, tenho uma pergunta: quando é que o corpo para de doer, hein? Ontem comecei a sentir não só as pernas, mas as costas e o abdômen. Um amigo agora há pouco me disse que, com o tempo, a gente "nem lembra" mais do esforço. Estou esperando esse dia ansiosamente. Ouch...

9 comentários:

  1. Fique tranquila que estas dores passam, depois vc vai ficar é viciada em andar de bike

    abs

    Neurociclista

    ResponderExcluir
  2. Patrícia,

    Estou acompanhando sua evolução dia-a-dia.
    Como incentivo, compartilho com vc o pedal que realizamos no último dia 17 Dez 2011, com direito à participação de minha filha Gabrielle, que mora em Niterói e encontra-se de férias em Salvador (novata nos pedais). Foi o desafio dos Três Faróis - Itapoan, Barra e Humaitá (40 Km); para iniciante, ela enfrentou bem o desafio.
    Segue o link com o mapa do percurso:
    https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=c905874c91&view=att&th=13456386c49fb2e2&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_gwdfqer20&zw

    Abraços,

    Gil Chaves (Salvador-BA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil, obrigada sempre pela visita. Esses desafios são muito bacanas, espero conseguir em breve ter condicionamento para enfrentá-los também. Mande sempre as novidades, podemos divulgar aqui eventos fora de Natal também. A troca de informações e experiências é que vai fazer disso aqui um ambiente interessante sobre o assunto. Abraços!

      Excluir
  3. Patrícia,

    Eu uso o RunKeeper há um bom tempo é o melhor em minha opinião.

    Link:
    http://runkeeper.com/user/raniere/profile
    http://runkeeper.com

    Comecei com a bike e, como o John disse que você ficaria, estou viciado em andar de bike. Além de ganhar muito condicionamento, o uso da bike me deu novos amigos e novas opções de lazer.

    Ando sempre as terças e quintas na rota do sol e as quartas com o pessoal do pedal da quarta, que sai às 20 horas da praça Augusto Leite. Nos finais de semana busco sempre alguma pedalada urbana ou trilha.

    Seja muito bem vinda ao mundo da bike. Espero que tenha vindo para ficar.

    Raniére

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raniére, vou tentar acompanhar as pedaladas da Rota do Sol a partir de terça-feira, se conseguir terminar de equipar minha bike com os equipamentos de sinalização e comprar o capacete até lá. Sempre gostei de pedalar e espero que, dessa vez, vire vício! Abraços.

      Excluir
    2. Ah, e obrigado pela dica do app. Vou procurar por ele aqui no meu Android. ;)

      Excluir
  4. Oi, Patricia!

    Sou Wilson Azevedo, morei em Natal ate' setembro do ano passado e hoje moro em Brasilia.

    Natal me tranformou em atleta e cicloativista.

    Tem uma galera muito legal na Bicicletada de Natal. Se voce tem Orkut, acesse e procure pela comunidade dela.

    Uma dica: li voce falando em pedalar na calcada. Acho que agora voce sabe: e' infracao ao codigo de transito. Bicicleta e' um veiculo que voce pode levar pela calcada, mas como pedestre, caminhando enquanto a empurra. Tambem para atravessar faixa de pedestre, tem que ser como pedestre: desmonta da bicicleta e vai ao lado dela empurrando.

    Ha' lugares que oferecem calcadas compartilhadas, onde explicitamente ha' faixa pintada no chao e placa avisando que ali ciclistas podem pedalar. Mas a prioridade e' do pedestre. Ainda semana passada estive no Rio e fotografei alguma coisa do bairro do Grajau, um bairro que a prefeitura esta' transformando em bairro para pessoas. Carros sao admitidos, mas a prioridade sao pessoas a pe' ou de bicicleta.

    Vou postar estas fotos na comunidade da Bicicletada de Natal no Orkut. Ainda hoje voce podera' ver por la'.

    Gostei do seu blog e voltarei com frequencia para acompanhar suas aventuras ciclisticas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wilson! Muito bom saber da sua história. Vou acessar a comunidade do Orkut sim! Se prestar atenção no post novo, sai da calçada e pulei pra avenida. rs. A da faixa de pedestres eu sempre cumpri, mas andava ainda pela calçada por medo causado pela inexperiência. Agora já me sinto segura para enfrentar o trânsito como se deve. Volte sempre e obrigada pelas boas vindas! Abraços.

      Excluir
  5. Olá Patrícia...
    Cheguei aqui através de uma amiga e fiquei muito feliz por sua mudança de atitude e começar a usar a bici como seu meio de transporte...

    SÓ UNS PONTOS:
    1 - o twitter @bicicletada_REC não é fake =)
    2 - Recife tem um relevo que ajuda o pedal... só não é plano aqui lá em Casa Amarela... as outras subidas são só as pontes!
    3 - quando aparecer em Recife, se quiser dar umas pedaladas, só entrar em contato!
    4 - se vinher no fim do mês, na última SEXTA, sempre tem bicicletada saindo da Praça do Derby!

    #boasorte, bons pedais... seu blog é massa!

    ResponderExcluir