quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os primeiros dias de uma nova tentativa.

Olá!
Começando blog novo para suprir a necessidade de escrever desse final de ano e aproveitando um tema que tem andado muito em voga nos últimos meses em Natal: ser ciclista.
Em julho deste ano eu me aventurei em pegar uma bicicleta que estava parada há anos lá em casa e começar a pedalar. Nos primeiros dias, cansaço, dores nas pernas. Mas, duas semanas depois, já tinha passado de 5 para 9km por dia. Daí para frente, só sucesso. Cheguei aos 18km diários no pedal.
Mas tudo isso em terreno plano, poucas subidas e descidas. O objetivo era ir Rota do Sol adentro. Nunca cumprido, já que em setembro cancelei as pedaladas por motivos bem pessoais.

Mas, sem carro e morando a 3km do trabalho novo, resolvi recuperar a magrela. Ontem foi o primeiro dia que arrisquei colocar a mochila nas costas e encarar o banho na agência, antes do trabalho.
Basicamente, cumpri as minhas expectativas e, acho, supreendi alguns colegas que não colocaram muita fé na minha nova empreitada. Mas, ó, todo mundo gostou! Isso incentiva, né?

O PRIMEIRO DIA - Veste a roupa de malha, coloca a mochila com o mundo inteiro nas costas. Meu pai (sempre querido e pro-ativo) fez a gentileza de encher os pneus mega murchos da bike cedinho da manhã. O porteiro tomou um susto quando me viu pedindo para abrir o portão às 7h30 em cima da bicicleta! Ah, adoro causar essas caras de "hein?". rs. Vamos embora! E, ops! Primeira surpresa: o freio traseiro não estava funcionando. Se faz de doida e vai assim mesmo...

Já no 3º quarteirão, uma ladeira. Pequena. Mas, uma ladeira. Perna queima, sol queima, suor. Pensamento positivo: "vamos, vamos, é só essa, o resto é descida". Fui. E cheguei na agência rapidinho, 15 minutos. Posts no tuiter, foursquare e Facebook provocaram uma onda de reações positivas. E, eu, ao mesmo tempo orgulhosa e envergonhada: um misto de "oba! consegui" com "putz, são só 3km!".

Passou-se o dia e no final da tarde começou a me dar um frio na barriga. Tinha a volta, né? E, lembram das descidas? Elas viram subidas no caminho de casa! (A minha felicidade é que Alexandre, o 'faz-tudo' aqui da empresa, deu um jeitinho no freio traseiro e lubrificou a corrente da bike, pra eu não morrer no caminho de volta). E aí já veio o primeiro contato educado com os motoristas de Natal. Fui atravessar uma rua e ouvi o motorista acelerar ainda mais atrás de mim. Passou e soltou um "corre, coisa!". Educado, não? E muito gentil da parte dele também. Fiquei super feliz em lembrar que agora não sou nem carro nem pedestre de novo. Parece que ciclistas em Natal são tidos como objetos de locomoção não identificados, e não vale a pena se dar ao trabalho por eles. Enfim. Trinta e seis minutos de esforço (foi difícil, juro!) e estava em casa. Sã e salva.

Amanhã conto de hoje.

Ah, respondam à enquete aí de baixo: você já tentou ser ciclista em Natal?

E divulguem o blog. Aos poucos, podemos fazer disso aqui um espaço para discussões e troca de experiências. Procuro colaboradores, viu?

;)

11 comentários:

  1. Pelo menos você toma banho quando chega aqui na agência hehe

    ResponderExcluir
  2. Patrícia! Primeiramente, parabéns pela iniciativa do blog e retorno aos pedais; segundo, sou de Salvador e visitei Natal no ultimo final de semana, aproveitei e fiz alguns pedais pela cidade - quero compartilhar a experiencia negativa que tive nas ruas (faixas) estreitas; em compensação, deletei-me no percurso Natal / Pirangi (Cajueiro); a pista é maravilhosa. Bom pedal para todos...Gil Chaves

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gil! Obrigada pela visita. Continue acompanhando o blog.
    Estou agora mesmo preparando o post sobre a pedalada de ontem e com uma notícia a respeito de bikes sustentáveis produzidas na Zambia!
    Amanhã vou falar exatamente sobre isso, a relação do trânsito de Natal com os ciclistas. Tenho muitos amigos que pedalam por aqui, e vou pedir a colaboração deles. Mande também seu depoimento para ppcordeiro@gmail.com!
    Seria ótimo ter a visão de alguém de fora da cidade.
    Abraços e seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  4. hehehe, uma vez fui da Universidade até Pirangi, maior perrengue, mas achei legal, mesmo ano comprei uma MTB decente e comecei prá valer. Culpa do Gustavo Barros, meu primo! :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tom! Eu estou mesmo tentando virar ciclista de verdade. A idpeia é, se conseguir manter as pedaladas, comprar uma bike massa ano que vem. ;)

    ResponderExcluir
  6. Patrícia, muito bom!
    Olha só, não sei como isto está em discussão aí em Natal, mas procura saber sobre a Bicicletada (Critical Mass).
    Gostei da foto tbm! Combinar pedal com saltinho tem tudo a ver e é um dos caminhos pra galera ver q é possível usar a bici como meio de transporte. Pesquisa na net: "Cicle Chic".
    Pra finalizar, já q ce disse q pensa em comprar uma bici melhor, às vezes basta você ir trocando partes da q voce já tem, principalmente se o quadro for confortável procê. Mas segue dois sites muito bons com milhares de coisas legais e dicas:
    http://asbicicletas.wordpress.com/2011/02/14/o-que-e-uma-bicicleta-feminina/
    http://www.escoladebicicleta.com.br/

    Continuarei lendo o blog!

    ResponderExcluir
  7. Curti muito o blog! Acho uma bela iniciativa e concordo com o que foi dito sobre o desrespeito dos motoristas com os ciclistas. Estou na mesma onda que você e do nada esse ano resolvi pedalar e lá estava minha bike velhinha pronta pras aventuras de fim de semana, já que a rotina e a distância do trabalho me impedem de ir pedalando. Não vou mentir que eu super curti voltar a pedalar, gosto muito mais do que caminhar, musculação e etc.. sentir o vento no rosto, olhar a cidade, pessoas e coisas ao nosso redor com um "outro olhar" é sensacional. E estar do outro lado da moeda tb, afinal é necessário uma iniciativa pra que assim todo mundo se contagie e tome a atitude tb. Enfim, eu estou adorando as pedaladas do fim de semana que ainda não são tão afoitas, mas que espero q nas férias de verão sejam com mais frequência, durante a semana e cada vez mais distâncias maiores. ótima ideia essa sua de poder compartilhar aqui sua experiência e usar disso aqui um espaço pra se debater sobre como nossa cidade trata os ciclistas e como podemos melhorar com novas atitudes.

    ResponderExcluir
  8. Gente, obrigada pelos comentários. Vou olhar com carinho todos os sites e curtir todas as dicas. E, Eva, vou começar a pedalar nos finais de seman também! Já disse: vamos juntas. ;)

    ResponderExcluir
  9. Aliás, Tom, o post de hoje é sobre bicicletadas, vc já viu? ;)

    ResponderExcluir