quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Falta de respeito: é preciso mudar!

Quem andou acompanhando as últimas notícias em Natal deve ter visto o caso do ciclista que foi atropelado na segunda-feira enquanto pedalava na Rota do Sol. Era Anderson Santa Clara, um paulistano radicado na Bahia, de 34 anos, que se aventura nos pedais há quase 3 anos em Natal. O atropelamento aconteceu na segunda-feira, por volta das 18h30, na Rota do Sol. Anderson contou que voltava de uma trilha com mais dois amigos, pelo acostamento, no sentido da via, quando levou o baita susto.

"Por falta de opção passamos pela Rota do Sol para ter acesso as trilhas, mas tomamos ainda mais cuidado nesta época do ano por causa do número de carros, que é maior. Tínhamos ido fazer trilha em alcaçuz. Vinhamos devagar, e vi um ônibus se aproximando pela faixa da esquerda. Quando o ônibus estava passando por nós, ouvi o barulho de freio. O cara que me atropelou deve ter perdido a noção de espaço e me atingiu no acostamento, me jogando no meio da pista.", relata o ciclista. O veículo atingiu a roda traseira da bicicleta de Anderson, que conseguiu se equilibrar ainda na dianteira e caiu em pé, sem machucados. Mas a magrela não teve a mesma sorte e sofreu bastante prejuízo.

"O motorista fugiu e eu não consegui ver direito o carro. Era dirigido por um homem. Liguei para colegas que estavam mais à frente e que anotaram a placa. O veículo já foi identificado, o Boletim de Ocorrência foi feito e vou entrar com um processo na justiça para ressarcimento de danos", afirma.


A Rota do Sol, que começa em Ponta Negra e vai até Pium, é preferida por ciclistas pelo comprimento, por ter acostamento e levar à trilhas próximas ao litoral sul. Mas, no verão, o aumento no fluxo de veículos deixa a via mais perigosa.
Foto: Elisa Elsie/Tribuna do Norte
Logo depois do acontecido, um movimento foi feito através do Facebook, com um texto que chegou até mim nessa formatação:
Hoje, segunda a noite, nosso amigo Anderson Santa Clara foi ATROPELADO quando pedalava na Rota do Sol! O motorista, que não prestou socorro, utrapassava um onibus pela direita qdo o acertou. Por sorte o prejuizo foi só material, ele saiu praticamente ileso.


A questão é: Vai precisar um dos ciclistas que usam a rota do sol MORRER para alguém tomar uma providencia? uma campanha de concientização, uma marcação no asfalto... 
Em fim, somos muitos e juntos temos força. Tá na hora de EXIGIR que algo seja feito para segurança de todos!
O acidente de Anderson e de tantos outros que acontecem - inclusive na Via Costeira e na Rota do Sol - em muitas vezes são frutos de irresponsabilidade e falta de respeito. Aliás, é triste ter que ficar voltando ao mesmo assunto. Mas se não insistirmos nele, o cenário nunca vai mudar. 

Na minha opinião, uma das principais medidas de prevenção de acidentes - além, é claro, do respeito às leis de trânsito e da educação de todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres - é a disposição de vias específicas para as bikes. Ciclovias, faixas de segurança e sinalização são fundamentais, em qualquer lugar do mundo. Já falei sobre isso aqui, em Natal e no RN estes dispositivos são raros e, quando existem, são mal cuidados e carecem de manutenção. Quem não lembra do imbróglio que foi a quanto a ciclovia da Via Costeira, quando a avenida foi reformada? Houve toda uma confusão envolvendo a questão ambiental (a ciclovia ficaria ao lado do Parque das Dunas) e a segurança (o lado da praia tem muitas entradas e saídas de hoteis e movimentos de carros). Veja matérias da época aqui aqui


Anderson, que antes de se aventurar pelo ciclismo já fez vários outros esportes, lamenta: "tem motorista que tem espírito de porco e faz questão de tirar fino do ciclista. A pequena infra estrutura que tinha acabou, a da Via Costeira. Todas as cidades mundo afora estão criando alternativas para que os moradores deixem o carro em casa e transitem com outros veículos. Natal está seguindo caminho inverso, totalmente contra a -tendência mundial". É, Anderson, pra mim isso se chama "o governo-pouco-se-lixando-pro-bem-estar-da-população". Vergonha.


CURIOSIDADES

Uma notícia, de 5 de janeiro deste ano, mostra que 15% dos acidentes em uma cidadezinha da Espanha, Albacete, ocorrem com ciclistas e pedestres. Tem a matéria completa aqui, em espanhol. 

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou dados interessantes: "os acidentes relacionados ao ciclismo são responsáveis por aproximadamente 900 mortes, 23.000 internações hospitalares, 580.000 visitas ao departamento de emergência e, a mais de 1,2 milhões de visitas médicas, por ano, nos EUA". Não usar capacete, automóvel envolvido e ambiente inseguro são três dos fatores apontados como agravantes dessas estatísticas. "Em geral, as colisões com outros veículos e a alta velocidade são responsáveis pelos acidentes fatais", dizem ainda os autores. O texto da reportagem sobre a pesquisa fala ainda sobre causas, lesões, prevenção e tipos de trauma.

DICAS
Para os inciantes, Anderson Santa Clara dá dicas:
- Sempre procurar locais de pouco trânsito de veículos
- Fazer trilhas com grau de dificuldade baixo, até se acostumar

Para quem não pode evitar o trânsito, vai mais algumas:
- Usar sempre os equipamentos de segurança e usar o pisca traseiro ligado mesmo de dia
- Andar sempre no acostamento ou na faixa da direita no mesmo sentido do fluxo de carros

5 comentários:

  1. É isso ai Pati! Um dia desse um onibus tirou um fino de mim! Acho que os motoristas de onibus são os que mais desreipeitam o ciclista. Eu sempre ando pela Roberto Freire, mas depois desse dia fiquei com medo de arriscar porque não vale a pena. Deixar de andar de bike não dá! Mas enquanto não existem ciclovias o jeito é buscar ruas menos movimentadas e ir na fé! Adorei seu blog! Quando eu voltar pra Natal bora combinar umas pedaladas! Beijo

    Anna Jéssica

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    1. Jessy, tenho observado que quanto mais equipamentos de segurança, incluindo roupa apropriada, mais respeito o ciclista tem. Não tanto quanto deveria, mas quando vc está de capacete, roupa certa, sinalizadores, os motoristas - além de perceberem melhor a sua presença - entendem que aquele é um ciclista consciente, que conhece as leis e vai fazer barulho se alguém o desrespeitar. Vou começar a me arriscar nas trilhas semana que vem. Sei que você tem pique, quando voltar, vamos juntas! Beijão.

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  2. Se organizar é uma boa, porém os grupos de ciclismo são muito desunidos, seja pela separação de quem tem a bicicleta mais cara, ou os equipamentos mais caros, por quem é de uma classe econômica diferente da sua. Um bom dia, um sorriso. A gente só vai conseguir alguma coisa com a união. Por isso que participo da Bicicletada, como forma de conseguir essa união, e conscientização para que possamos mudar alguma coisa. Acho que está na hora de assumirmos essa bandeira do cicloativismo com seriedade e amor, porque está em jogo a nossa sobrevivência. Fico feliz pela criação deste blog, é importante para Natal e o RN. Veja tbm os blogs bicicletadanatalrn.blogspot.com; bicicletaalternativa.blogspot.com e vadebike.org

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    1. Obrigada pela visita e pelos comentários, R6. Os blogs já entram nos favoritos agora mesmo, e vou lê-los com carinho.
      Concordo com você: não dá para existir segregação econômica num movimento tão bacana quanto o cicloativismo. Vamos unir esse povo!
      =)

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  3. Cara Patricia, existe um projeto do governo do estado guardado a sete chaves, devido ao grande fluxo de ciclistas na área da rota do sol, para a construção de ciclovias. Inicialmente nos prometeram já nessa nova via que será construida interligando Nisia a praia, já teria ciclovia, faltando apenas a interligação com ponta negra. Uma coisa é fato, precisa de pressão popular para que o projeto saia da gaveta, podemos fazer uma comissão com grupos e simpatizantes do ciclismo para comparecer ao DER local da ultima reunião pra cobrar. Outro bom local para Marcar presença e cobrar a ciclovia da Roberto Freire e do litoral sul é a SIN - Sec Infra Estrutura do RN com a Sra Katia Pinto.

    Regularmente comparecemos a essas secretarias afim de obter resultados, um deles é a ciclovia da Mor Gouvei a ponte igapó e a alteração do "projeto" da R.freire. Precisamos apenas de uma comissão de 10 pessoas que possa representar qualquer grupo, assim como a bicicletada, sempre temo o pessoal do Ciclistas de Natal, ZN adventure, rapaduras e federação.

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